quarta-feira, janeiro 18, 2006

Virtualização - Novo conceito de Aplicações

Virtual Machines?

Virtualização pretende ser uma camada de abstracção que separa o hardware fisico do sistema operativo que implementa a utilização e flexibilização de recursos IT.

A virtualização permite multiplas virtual machines , com sistemas operativos heterogeneos correr de forma isolada, lado a lado, na mesma máquina física.
Cada uma dessas máquinas virtuais tem o seu próprio hardware virtual (ex. RAM, CPU, NIC ...)
independentemente do sistema operativo nativo e do hardware da propria maquina.

O sistema operativo vê um hardware consistente e normalizado em vez do hardware físico da máquina, desta forma podem ser implementados recursos de hardware virtuais como placas de rede, protocolos, IPs, Drivers que não existem fisicamente no sistema host.

A virtualização permite termos sempre o ambiente virtual de desenvolvimento independentemente do sistema nativo do hardware e software, podemos estar a correr windows num sistema nativo em Unix ou linux.

Portabilidade, podemos transportar sempre a nossa maquina virtual e visualizarmos o nosso ambiente independentemente do computador/sistema operativo/ ambiente onde possamos estar.

Podemos distribuir vários ambientes de IT com múltiplos recursos instalados, sem necessidade de configuração Inicial, isso permite a arquitectos de sistemas, programadores, administradores poderem criar snapshots de ambientes e utilizar todos esses recursos de forma a poderem ser replicados.

O limite é a imaginação...

O melhor software no mercado é o VMware , embora a microsoft também não queira perder o comboio com o software Microsoft Virtual PC 2004 .

Existe até uma comunidade de troca de virtual machines em ambientes que não requerem licenciamento ou que tenham sistema de licenciamento livre, desta forma podemos ter acesso á aplicação de Oracle 10g já instalada e configurada na maquina virtual apenas fazer o download do .vmx, como todos os sistemas linux e ferramentas de desenvolvimento opensource já instaladas e configuradas numa virtual machine, entre eles Debian, Fedora, FreeBSD, SUSE entre vários sistemas e recursos IBM, BEA, MYSql, Oracle, Novel, etc.
Fantástico não é?
Link da comunidade de Virtual Machines: http://www.vmware.com/vmtn/vm/community.html

A vmware criou uma versão gratuita do VMWare, o VMware Player, cuja grande limitação é o fato de não possuir as opções que permitem criar e modificar a configuração da máquina virtual. Isso não impede que ele seja usado no dia a dia, pois você pode usar a versão trial do VMware Workstation para criar e configurar a máquina virtual e depois ficar usando-a indefinidamente no Player.

1 comentário:

Ineomer disse...

Sim, agora existe uma nova tecnologia de virtualização que vai além de aplicações em VM.

A verdadeira tecnologia de virtualização de aplicações criou um conceito novo chamado de Virtual Application Appliance (VAA) que encapsula a aplicação totalmente configurada num único arquivo, sem sistema operacional, o que acaba dando uma mobilidade muito grande que permite simplesmente copiar uma VAA de um servidor para outro e dar RUN na aplicação que se auto-instala virtualmente.
Esta tecnologia foi desenvolvida pela AppZero (http://www.appzero.com.br) e é a tecnologia que estava faltando para viabilizar o processamento em nuvem computacional (Cloud Computing).